Douro em Linha
Quinta 23 de Junho de 2011 chegada a campanhã pelas 9H00 para entrar no comboio com destino ao Pocinho das 9H20 o custo do bilhete é de 11,10€.
Chegada ao Pocinho pelas 12:45, eis que se inicia a nova aventura, eu sabia da existencia de um transporte para Barca D’Alva,
- “só em dias uteis se esperar tem amanhã hoje é feriado, só taxi e ronda os 60€”
ok vamos ao café que pelos vistos deve ser dos unicos desta aldeia o dono é também taxista
-“ ida a Barca fica por 35/40€ mas mais proximo dos 40€”
Então siga, nada me vai impedir de fazer esta caminhada
- “ Eu só tenho mesmo 40€ dá para passar num mb?”
- “ s for para passar por um MB então a viagem passa a ser de 60/70€ pk eu vou cortar aki pelos atalhos, s passar dos 40 esqueça fica por 40”.
Na viagem fui informado que estavamos por um lado do rio e a linha antiga era do lado oposto e lá avistavam-se os apiadeiros e estações,
a temperatura vista no INM era de 36º para Coa
- “ se dá 36 para Coa, prepare-se que pela linha estará 42/43”
Fim da viagem pediu-m 35€ mas vi que a viagem eram 38.5 entreguei os 40€
- “ na linha nao vou conseguir comprar agua, ou cerveja, fico com 1.5€ para tomar um café qd chegar ao Pocinho”
Depois de um almoço ligeiro na estação que metia dó avista-se por entre a “floresta” a zona das oficinas...
fica para a próxima quando fizer La Fegeneda… será em breve….
Agora vai uma fotos meter os fones ligar a minha companhia nos proximos dias o mp3 e 14H30 inicio da caminhada.
Nos 1º 500mts aparecem logo 3 pontes pequenas sem significado que atravessam Barca D’Alva. E um conjunto de galinhas a passearem pela linha.
Ao fim de 3200Mts 1º apiadeiro pelo menos nao tem nome de nada nem P.N.
Pelas 17H00 cruzo-me com um rapaz que faz o percurso inverso, este vinha com 2 bastões e parecia que estava em competição,
cumprimentamo-nos e “boa Caminhada” eu avistei uma sombra e fui descansar já tinha 4650Km nas pernas, e nos 43º …
.pelas 17H30 passam 2 raparigas a fazerem o mesmo trajecto que eu só que como eu me encontrava num local de descanso fora do trilho
nao me avistaram, neste local eu tentei mas nao consegui tirar foto a um passaro com as costas sobre o laranja muito giro.
17H40 hora de inciar mais um pouco de percurso , ao km 5050 1ª ponte digna desse nome, reparava-se na falta de manutenção e umas
casas abandonadas (quinta s. Cibrão), atravessei a ponte com +/- 90Mts, ao km 6830 eis o 1º tunel, a entrada cheio de pedras de uma derrocada, encontra-se
parcialmente fechada mas dá para passar. Ao km 7130 mais uma derrocada a tapar parcialmente a linha. Pelas 19H chegada à estação de
Almendra local impecavel para montar a tenda junto ao rio muito espaço. Como resumo do 1º dia pode-se dizer que tirando as 2 derrocadas
e a estação de Barca D’Alva com o mato alto o trajecto encontra-se em optimo estado para caminhada.
Km’s – 7935
Tempo: 2H20:49
Passos: 12798
A xegada deu-se pelas 19H00 permaneci em agua ate às 21H30, impecável a agua morna….. fui jantar e dormir. Pela meia-noite vim ao exterior,
o ceu não o avistava, pintado de estrelas luminosas e ouviam-se sapos. Alvorada pelas 9:00, levantar sentia-se mais um dia de calor abrasador,
foi banho peq. Almoço recebi a oferta de peixe por um pescador que tinha lá o seu “papa-reformas”, arrumar as coisas e às 11H inicio do
2º dia de caminhada, pelas 11:45 com 2700 km feitos encostei uma casa e mais uma ao degredo, km 11700 sombra de eucalipto, descansar e
reabastecer, o trajecto está pessimo nao existe trilho marcado existem silvas com uma ligeira abertura que mostra a passagem. Km 12006
ponte tb em estado de degradação mas com boas passagens com 102 mts,
Km 12245 passagem de nivel e uma aldeia com 4/5 casas, um rio seco por onde passa uma ponte e 100mts à frente estação Castelo Melhor,
mais tudo sem telhados ao abandono o azulejo da estação já iniciam o desaparecimento, aproveitei uma sombra da estação para descansar
das 13:00 às 14:15.
Km 12890 mais um tunel com 74 Mts .
São 15H00 vou com 14020km e acabou a agua... ainda me restam 13Km e neste calor no meio da linha onde não existem sombras só silvas o calor
esse é abrasador estou parado no meio da linha nao consigo chegar a lado nenhum... com um rio ao lado mas a uns 10 mts mais abaixo e sem passagem
para a marginal não existem aguas potaveis pelo trajecto todo...
Continuando km 15128 dei um jeito ao pé esquerdo pousei o tornozelo no chão, está tudo a correr bem, nao tenho agua, o gas acabou, não existe rede
de telemovel e para terminar dei um jeito ao pé... preciso urgentemente de agua,... pelo k vejo no mapa + ½ km estarei numa ponte do rio Coa pode
ser k consiga...
São 16H00... IUPY km 15583 acoradouro para barcos, existe sombra do outro lado da linha, vou pousar a mochila e uma tarde de praia...maravilha,
aproveitar para fazer um chá de eucalipto com a agua do Douro e junto à linha tinha lá um local de quem aproveita para fazer fogueiras. 18:00 reencio
da caminhada, fresco mas com sede... este chã de eucalipto é do pior e por mais k s tente não arrefece…IRRA mas é preciso desenrascar .
Km 16337 cruzei com “O” casal,
-” Barca falta muito?”
-“ uns 15Km”
-“ eu venho do pocinho e ja fiz 20”
-“o seu pedómetro anda avariado…”
-“ aguas??”
-“ so do rio tb ja fiz cha de eucalipto, ... para pernoitar para a frente?”
- “a estação do Coa tem uma estrada que vai ao rio, é já ai à frente”
-“ ok continuação boa caminhada”
Voltar para a viagem pelo meio das silvas aki sim com uns 2 mts de altura.
Km 16557 nova casa e mais uma paragem. São 19H15 o sol continua a atestar e agora dá pela frente mas eu tenho k continuar até à estação de Coa pk
senão montar uma tenda no meio da linha não da jeito nenhum pk é linha silvas nada ajuda. Vamos continuar...
Km 18525 nova ponte esta sobre o rio Coa ou seja é atravessar e estação para pernoitar são 20H10... depois de atravessar os 96 metros de ponte eis a
estação, avisto e ouço umas quedas de agua atras da estação, deixo aki o material e vou à exploração necessito agua depois de subir uma rua a pik
entrar pelo meio da quinta avista-se canas significa AGUA e ouve-se as diversas quedas que maravilha, peguei no bastão e abrir caminho... fui descendo,
descendo até k comecei a visualizar agua....azar dos azares impossivel chegar com o monte de silvas existentes a atravessar o ribeiro com a ajuda de
figueiras. Procurei novos locais mas impossivel chegar lá então vamos voltar para traz ai desci o desnivel para o rio Coa e enchi a garrafa com agua
do rio e k boa que era, nesta brincadeira montei a tenda ja eram 21:45.
Resumo do Dia:
Totalizados 18777 Mts – dia- 10846
5H 19M04S tempo
30286 Passos
Percurso de Almendra até à estação de Coa aconselhavel trazer catana não existe trilho para passagem é tudo pelo meio de silvas muito custoso.
Dia 3
Inicio 6H00 aproveitar enquanto nao existe sol quero chegar a uma sombra qd o sol começar a atestar e aproveito para banhos e descanso.
Km 19914 casa ao abandono
Km 20964 ponte com 58 Mts final da ponte aproveitar uma sombra e intervalo de 5 minutos sao 7:00
Km 21402 casa com vinhais
Km 21622 Silvas com uns 2 metros altura mas ainda s passa
Km 24128 lateral de um casa
Km 26029 acesso à barragem, PN, quinta cheia de vinhas e cobras...
Km 26164 ponte da barragem
10:30 chegada ao Pocinho
Resumo do dia:
Finalizado com:
KM 27263 – dia – 8486 Mts
Passos 43932
Cal: 1758
Tempo 7H 22M 36S
"O" casal sim esse que passou por mim e disse que ja tinha feito 20Km....acabou de chegar ao Pocinho..... de taxi
-" porra ja não aguentava nem a mulher, isto está muito mau, cheguei à estação de Almendra fui pela estrada com destino a Almendra
, chegamos já era 1:00, sem aguas encostamo-nos a descansar de manha fomos tomar o pequeno almoço e chamar o taxi, nunca mais nao tem condições"
LOL, estavam a falar para uma pessoa que fez o percurso sozinho no sentido inverso e com o pensamento em que mais um pouco e está a estação
do Pocinho, k passou 1 dia sem aguas e que as pernas.... perdi-me.... eu disse pernas?? é k pareciam mais o mapa de Portugal aos riscos de silvas